Resumo Cap 3
Professora Marilene Camerott
Flavio Furtado Macagnam 8205968407 - 3º Sem
Gabriele Agassi 8094901357 - 3º Sem
RESUMO Capitulo 3 p. 23 - 51
LIVRO PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA de
YOLANDA CINTRÃO FORGHIERI
Santo André
2015
Enfoque Fenomenológico da Personalidade
Esclarecimentos
A trajetória percorrida
Quando criança sempre me preocupava em ser importante na vida das pessoas que me cercava, para preencher um amor delas por mim, e isso se manteve por toda vida.
Sempre procurava uma maneira de me sentir querida, com o passar do tempo me questionava o porque da minha existência e familiares.
Com a abordagem da fenomenologia estou entendendo meu existir. Tento agarrar minhas idéias e fico apreciando as para um caminho sem fim e sei que lendo varias vezes posso melhorar. Passos seguidores na elaboração do enfoque
É importante fornecer esclarecimentos e como proceder para elaborar o enfoque fenomenologico. Fiz um levantamento de obras de grandes filósofos, ocorrendo uma separação de caractéristicas básicas da personalidade humana. Tentei articular e explicar como seus autores e mostrar variações na vivência das pessoas.
Paradoxos e aparentes enganos
É nítido como características básicas se manifestam de modo paradoxal na vida cotidiana.Costumo utilizar a palavra nós para aproximar o leitor a participar da vivência.
Fenomenologia Cujas Idéias Fundamentam o Enfoque
Encontrei em MerleauPonty a transparencia entre Fenomenologia e a Psicologia, observando fenomenologicamente o psiquismo humano.
Em Heidegger encontrei dimensões primordiais do existir. Buber faz uma ótima fenomenologia das relações humanas, e houve uma sintonia entre os seres humanos.
Sartre preocupavase com a liberdade do ser humano.
Os estudos fenomenoloficos fornecem fundamentos para abordagem da personalidade.
Apresentação do Enfoque: Características Básicas do Existir
Personalidade é a característica de cada pessoa, podemser percebidas e compreendidas
no