Resumo do artigo "empresa humanizada: a organização necessária e possível"
Fichamento do artigo “Empresa Humanizada: a organização necessária e possível.”
O artigo lido expõe toda problemática ambiental e social na qual vivemos atualmente e nos faz refletir sobre todas as causas de tal. É discutido também o conceito e as características das empresas humanizadas, que têm como premissa a melhoria de todos esses impactos.
Para entender melhor essa nova forma de organização empresarial foi preciso compreender a situação como um todo. Foi possível absorver do texto que o conceito e o foco das empresas mudaram significativamente ao longo dos anos. Já não estamos mais em uma sociedade onde o trabalho era extremamente repetitivo e de produção em massa, hoje vivemos em uma dinâmica de mercado extremamente competitiva na qual se tornou necessário o uso de estratégias para contornar os problemas e garantir a sobrevivência das empresas de acordo com as mudanças no cenário empresarial.
Pode-se dizer que as empresas, atualmente, passaram por um processo de conscientização devido à percepção de seus erros cometidos no início do século, ao visarem sempre e apenas o lucro máximo, exemplificados pelos problemas de poluição, extinção e desigualdade social, entre outros agora vividos em todo o mundo. Hoje as empresas estão passando a se preocupar com as exigências da sociedade que as sustenta e buscando, portanto, tomar medidas sustentáveis sempre que possível. Mesmo com esse novo olhar por parte das empresas, não se pode negar que é preciso fazer mais e persistir na luta em prol da sustentabilidade e da própria harmonia social. Olhando para os avanços tecnológicos, que definem a geração atual, nota-se que a mesma está a todo vapor e não dá indícios de estagnação, o que é muito importante para a humanidade até o ponto em que estes avanços passam a interferir negativamente em alguns aspectos. Entre os principais problemas causados por este elevado desenvolvimento tecnológico estão o desequilíbrio