Resumo De Tica
4. Objetivando minimizar os problemas éticos da Era da Informação nos negócios, impõe-se atentar, especialmente, para a análise do conceito de informações e os conceitos correlatos, em um contexto holístico, isto é, com uma visão do todo.
Importa conhecer o conceito de informática, a luz das virtudes e vícios que essa atividade possibilita os profissionais desenvolverem. A informação, normalmente é entendida como um conhecimento verdadeiro em alguma área. Fala-se verdadeiro porque, se não for assim, o conhecimento será apenas dado e não informação, sujeito à falsidades, erros e enganos. Com esse conceito em mente, duas virtudes manifestam-se: confiança ou transparência e precisão, não tão importante na Era Industrial, em que a eficiência iera fundamental. Um sistema fundamentado na informação pressupõe a verdade, pois qualquer distorção dela significa descrédito.
5. A informação sem a comunicação é inútil, e a comunicação sem informação é vazia.
A ética da comunicação divide o podium com a ética da informação na nova Era da
Informação.
O Anonimato favorece a irresponsabilidade dos que adotam esse procedimento. Uma preocupação ética deve existir, para evitar que uma informação seja considerada propaganda, lavagem cerebral ou manipulação, fato que não ocorre com tanta facilidade nos instrumentos tradicionais de marketing. Embora já amplamente estendido no meio empresarial, o correio eletrônico ainda não goza de regulamentação clara que assegure a eticidade de seu uso pelos profissionais. Permanecem sem conclusão uniforme sobre as discussões sobre o uso da internet, durante e após o expediente de trabalho, para necessidades ou interesses particulares. Outrossim, a confidencialidade das mensagens recebidas ou transmitidas deve ser assegurada, embora ainda não se tenha definido com clareza: as informações são de propriedade do usuário ou da empresa? Essa preocupação tem lugar até mesmo em se tratando de correspondência profissional.
São interessantes as