EPISTEMOLOGIA
Verdade é um conceito racional, onde se ralacionam o saber do conteúdo do pensamento da figura como objeto, sendo assim, a verdade está naquilo que existe nas características do objeto, e que transcende do fenômeno do congecimento. A verdade é uma representação a imagem é as características do obejto, os conhecimentos são representações da realidade dentro da verdade de cada um.
2) Quais são os tipos de objetos. Defina - os.
Há dois tipos de objetos, reais ou efetivos e ideais.
Os objetos reais, são objetos que são dados através da experiência interna e externa ou compreendido através dela.
Os objetos ideais, são objetos
3) Quais são os problemas que tratam das questões : i) o sujeito é capaz de apreender o objeto e ii) qual a principal fonte do objeto ( razão ou experiência ) ?
Sujeito é algo completamente diverso de ser objeto. A função do sujeito é apreender o objeto, a função do objeto é ser apreensível e ser apreendido pelo sujeito.
Vista a partir do sujeito, essa apreensão aparece como uma saída do sujeito para além de sua esfera própria, como uma invasão de esfera do objeto e como uma apreensão das determinações do objeto. Com isso, no entanto, o objeto não é arrastado para a esfera do sujeito, mas permanece transcendente a ele.
Os racionalistas consideram como verdadeiro conhecimento aquele que for logicamente necessário e universalmente válido. O racionalismo tem que admitir que há determinados tipos de conhecimentos, em especial as noções matemáticas, pois o conhecimento matemático é próprio modelo do conhecimento verdadeiro, por ter origem na razão.
Não quer isso dizer que neguem a existência do conhecimento empírico . Admitem –no. Considerando – no porém como simples opinão, desprovido de qualquer valor cientifico. O conhecimento, assim entendido, supõe