Composic ao de Projeto Gra fico
PROJETO GRÁFICO
P R O F. M A R I O N I G R O
1
DEFINIÇÃO DA LINHA
CRIATIVA
Os produtos editoriais que são editados com o mesmo título (mas com conteúdo diferente) a intervalos de tempo regulares são chamados de periódicos.
Dependendo do tipo de acabamento gráfico que recebem, esses periódicos podem assumir várias denominações, como jornais, revistas, boletins, etc.
Cada um desses tipos de periódicos, constitui um meio de comunicação (ex. o meio jornal), e cada produto específico de cada meio é um veículo específico (ex. o veículo Folha de São Paulo).
1
Esses produtos são subordinados a um projeto gráfico, no qual será inserido alguns fatores de acordo com o público alvo a que se destina, assim como sua diagramação, suas cores, as formas e a tipologia que estarão presentes em seus desenhos.
Em resumo: cada projeto gráfico tem seu estilo diferente.
Todo tipo de propaganda impressa - seja ela um cartaz, um folheto, um folder ou um simples anúncio - requer um projeto gráfico para sua execução, ou seja, a produção de um impresso, envolve de forma geral, algumas etapas antes de sua confecção fi-
Fases e Passos do Projeto Gráfico nal. Todo projeto gráfico segue um conceito. Há sempre uma busca constante de informações, diferentes caminhos criativos até que sua mensagem final seja levada para o papel.
Na etapa de elaboração do projeto gráfico, devemos adequar os recursos e os meios de produção para obtermos os resultados esperados. Algumas maneiras podem nos ajudar a buscar esse “caminho” para a adequação de nosso projeto gráfico:
• Através da manipulação dos elementos gráficos,
• Seleção de tipologia,
• Elaboração e edição de imagens e ilustrações,
• Adequação da diagramação,
• Distribuição ordenada dos elementos visuais na página impressa (articulandoos e diferenciando-os).
As fases do projeto gráfico são distribuídas da seguinte maneira:
1. Concepção:
Para elaborarmos um projeto de forma concisa, ele necessita ser completo.
Como conceber um projeto