Resumo Tica
A Ética, eu e o outro. O que se pode compreender dos conceitos e informações apresentadas no Curso Ética e Administração Pública é que o ser humano é dotado de razão e por isso pode, sim, tomar a iniciativa de seus atos com vista a buscar o bom e o justo ou, por outro lado, a maldade e a injustiça. Claro, esses conceitos – bom, mau, justo e injusto – não chegam a ser universais, diferindo de acordo com a cultura, a época, o grupo social e muitas outras variáveis. Isso nos remete a uma conclusão: em algumas situações, ou em praticamente todas as situações, Ética é ponto de vista, ou seja, depende da interpretação de cada indivíduo e o contexto ao qual ele está inserido.
Dentro do conceito de Ética, há dois valores dos quais se pode afirmar que são universais: a vida humana e, decorrente desta, a importância do outro. Se a Ética está intrinsecamente ligada ao outro, então ela se aplica igualmente à sociedade como um todo.
Relembrando um pouco de História, buscaremos o surgimento do termo Ética e suas discussões filosóficas. A Ética surgiu no período áureo da antiga filosofia grega. Na verdade, desde que o ser humano se reconheceu como racional e viu no outro um seu semelhante, a questão ética surgiu. A preocupação com o pensar e agir de modo coerente e de forma a preservar a vida está na própria humanidade. Evitando, porém, nos alongar nessa discussão, se lembrar de que, antes dos gregos, havia culturas milenares, do médio e extremo oriente, portadoras de grande sabedoria, que já consideravam as questões éticas em seu relacionamento social. Então é isso, entre outras palavras, a Ética surgiu juntamente com as civilizações, como as atividades profissionais revestiam-se de caráter ético em todas as suas manifestações, mesmo porque eram intrinsecamente ligadas às crenças e ritos religiosos. Assim, foi passando entre os povos e de geração em geração chegando aos dias atuais.
Com essa visão, as profundas implicações éticas, tanto em