RESUMO TICA
ÉTICA PROFISSIONAL E LEGISLAÇÃO
PROFESSOR: JOSÉ AUGUSTO SOARES
ALUNO: LUCAS ANTUNES RESUMO
Ética e Ciência
Quando se estuda a ciência e a tecnologia contemporânea percebe-se que a ideia da natureza ser uma força que (obedecendo as suas próprias leis necessárias) resiste ao nosso poder deixou de ser evidente. Todos os avanços tecnológicos dão a sensação de que dominamos as forças naturais, tornando-nos deuses. Tais ações técnicas (prever acontecimentos naturais, mudar o curso da natureza, por exemplo)podem conseguir efeitos vantajosos sobre certos setores num curto prazo, mas não há garantia dos efeitos gerados num longo prazo, uma vez que os cientistas não podem prever os efeitos futuros dessas aplicações sobre a sociedade e sobre os ecossistemas.
Um dos fatores de maior polêmica é o campo da genética. Para os humanos, vida e morte não são apenas acontecimentos biológicos – sim simbólicos. Por isso que os grandes desenvolvimentos científicos voltados à essas áreas têm implicações éticas muito significativas. Essas implicações rodeiam questões como a responsabilidade moral e os limites do conhecimento genético e questões éticas sobre o controle da hereditariedade.
A vida política
Apesar da palavra “política” ser bastante conhecida pelas pessoas, o seu significado ainda é um pouco confuso, pois a mesma pode ser entendida como uma atividade a ser executada por profissionais da área ou por toda a sociedade. Além desses significados e por conta do crescimento das atribuições conferidas aos governos, política também pode referir-se a maneira como grupos sociais (instituições públicas ou privadas, sindicatos, empresas etc.) definem sua direção, organização ou divisão do trabalho.
Numa conceituação vaga, política pode ainda ter três definições principais: Na primeira definição, é a ação de governantes que devem administrar o poder publico influenciados pelo senso comum e que exige das pessoas obediência, podendo valer-se da força