Resumo de logística
A origem da logística é militar. Foi desenvolvida visando colocar os recursos certos no local certo na hora certa, com um só objetivo: vencer batalhas. Até pouco tempo atrás, o termo logística continuava associado a transportes, depósitos regionais e atividades ligadas a vendas. Hoje as empresas já se deram conta do imenso potencial implícito nas atividades integradas de um sistema logístico, e dento de estruturas organizacionais ainda não tão bem definidas, começam a utilizá-lo em grande escala.
A logística é responsável pelo planejamento, operação e controle de todo o fluxo de mercadorias e informação, desde a fonte fornecedora até o consumidor final. O básico da atividade de logística é o atendimento do cliente.
Temos alguns pontos principais do sistema de logística como o cliente, a área comercial, fábrica, administração, o mercado, fornecedor, transportadora e novamente o cliente, pois tudo começou e terminou no cliente, porém nesse período houve um grande número de transações entre os setores envolvidos.
Os principais pontos em que a logística se baseia são na movimentação dos produtos, a movimentação das informações, o tempo, o custo e o nível de serviços. A movimentação de produtos se faz do topo para a base, sendo que o fluxo de produtos é sempre no sentido produtos primários até o consumidor final, onde as informações por sua vez é bidirecional, começa no sentido do lojista para o produtor final, sendo repassada até o primário e no decorrer do processamento ela pode fluir dos dois sentidos em função dos feedbacks e controles. O tempo decorrido entre a manifestação de compra e a entrega efetiva de um pedido é um dos condicionantes principais da eficácia da cadeia logística. Juntamente com a qualidade e o custo, ele representará o diferencial competitivo da empresa perante o cliente
O primeiro elo da cadeia logística é a área comercial. É ela quem capta o desejo latente ou já explícito do consumidor e usa dos recursos de que dispõem para ao