Nacirema
INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA
[pic]
Fichamento: Ritos Corporais entre os Nacirema
Disciplina: Metodologia Qualitativa
Professora: Raquel
Discente: Luciana Sousa de Aquino
Rio de Janeiro
2012
Segundo o autor está tão familiarizado com a diversidade das formas de comportamento que diferentes povos apresentam em situações semelhantes, que é incapaz de surpreender-se mesmo com costumes mais exóticos.
As crenças e práticas mágicas dos Nacirema apresentam aspectos inusitados que parece apropriado descrevê-los dos extremos a que pode chegar o comportamento humano. Cultura que permanece insuficiente compreendida até os dias de hoje.
A cultura Nacirema caracteriza-se por uma economia de mercado altamente desenvolvida, que evolui em um rico habitat. Apesar do povo dedicar muito do seu tempo as atividades econômicas, uma grande parte dos frutos deste trabalho e uma considerável porção do dia são dispensados em atividades rituais.
A crença subjacente a todo o sistema parece ser a de que o corpo humano é repugnante e que sua tendência natural é para a debilidade e da doença. A esperança do homem é desviar estas características através do uso das poderosas influências do ritual e do cerimonial. Cada moradia tem um ou mais santuários devotados a este propósito.
Embora cada família tenha um santuário, os rituais a eles associados são cerimônias privadas e secretas. Os ritos são discutidos com crianças que estão sendo iniciadas em seus mistérios.
O foco do santuário é uma caixa ou cofre embutido na parede, onde são guardados os encantamentos e poções mágicas sem os quais nenhum nativo acredita que poderia viver. Os médicos-feiticeiros não fornecem a seus clientes as poções de cura; somente decidem quais devem ser seus ingredientes e então os escrevem em sua linguagem antiga e secreta. Os pacotes mágicos são tão numerosos que as pessoas esquecem quais são suas finalidades e temem usá-los de novo.