Nacirema
Autor (s) da resenha: André Luis de Araujo Carneiro
R.A.6897533859 email: alacpinturas@hotmail.com
INTRODUÇÃO
Os Naciremas são um grupo norte americano que possui em sua cultura rituais no qual o corpo é o agente principal. Pouco se sabe de sua origem, mas o conhecimento sobre alguns rituais do cotidiano deste grupo são incompreendidos pela maioria e muito estudado por especialistas.
CORPO DO TEXTO
O texto aborda a crença deste povo sobre o corpo ser débil e sujeito constantemente a doenças. Para evitar tais males, diariamente são realizados rituais para retirar as doenças ou fortalecer o corpo e que são realizados em locais apropriados chamados de santuários. Nestes locais são guardadas as chamadas poções, que segundo eles não podem viver sem e se purificam em uma pia batismal. As poções e as águas puras são conseguidas através dos médicos profissionais, um tipo de sacerdote dos Naciremas responsáveis pelos ritos e seus conhecimentos. Um dos ritos mais importantes são os relacionados a boca, pois acreditam existir uma forte relação das características orais com as morais. Uma atividade que foi citada no texto relata a aplicação de certos substancias mágicas em cavidades dos dentes, mas caso não haja tais cavidades elas são produzidas. Por ser o principal objeto dos rituais, o corpo não costuma ser exposto.
Acredito que por mais diferente que seja e que não nos agrade, qualquer cultura deve ser respeitada. Conhecer as diferentes culturas, é extremamente importante para a evolução a história, para confrontar com nossa realidade e até mesmo valorizar aspectos da nossa própria