Os Naciremas
A partir do texto “Ritos Corporais entre os Nacirema” pode-se perceber que, quando analisamos situações que aparentemente pertencem a outro povo, a qual achamos estranhas e exóticas e nos surpreendemos ao depararmos que tais situações pertencem a nós mesmos.
Os relatos apresentados são da tribo dos Nacirema que possuem práticas e mágicas com aspectos inusitados, onde Nacirema nada mais é do que american de trás para frente.
Segundo o texto o foco das atividades é o corpo humano, cuja aparência e saúde surgem como o interesse dominante no ethos deste povo, ou seja, a preocupação com a estética e com a saúde.
“Foi-me relatado que o ritual consiste na inserção de um pequeno feixe de cerdasde porco na boca, juntamente com certos pós mágicos e em movimentá-lo então numa série de gestos altamente formalizados. Além do ritual bucal privado, as pessoas procuram o mencionado sacerdote da boca uma ou duas vezes ao ano.” Em nosso cotidiano isso significa o uso de fio dental e ida ao dentista frequentemente.
“Foi a estas tendências que o Prof. Linton (1936) se referiu na discussão de uma parte específica dos ritos corporais que é desempenhada apenas por homens. Esta parte do rito envolve raspar e lacerar a superfície da face com um instrumento afiado”. Traduzindo, fazer a barba.
”Este doutor bruxo tem o poder de exorcizar os demônios que se alojam nas cabeças das pessoas enfeitiçadas. Não é incomum um paciente deplorar a rejeição que sentiu, quando bebê, ao ser desmamado, e uns poucos indivíduos reportam a origem de seus problemas aos feitos traumáticos de seu próprio nascimento”, ou seja, o psicólogo, os traumas e terapia.