Resumo de logística
Curso: LOGÍSTICA (EAD)
No mundo que vivemos em constante competição o conceito correto, de atender bem ao cliente já não é mais suficiente para mantê-los em sua empresa. Há necessidade de fazer a diferença em qualidade e competitividade tanto para produtos, como para serviços. Diante desse cenário, as empresas buscam alcançar metas, então desenvolvem estratégias para manterem-se no mercado competitivo. Visando sua “sobrevivência” é que a ferramenta mais adequada para realizar esse processo é o planejamento logístico. Logística faz parte de todo ramo comercial, industrial. A logística hoje é peça fundamental de estratégias empresariais para torná-la cada vez mais competitiva. A Logística é responsável pela pontualidade, exatidão e, buscando sempre o menor custo/benefício. A Logística é peça fundamental para que empresas atendam seus exigentes clientes com prazo definido, qualidade de entrega, transparência.
Neste curso abordou-se que, num conceito geral, a Logística é uma área da administração, responsável por transportar e armazenar mercadorias e produtos. Vimos também que numa abordagem histórica, Logística está ligada a arte da guerra. Segundo o dicionário Aurélio, o termo vem do francês “logistique” e tem como uma das suas principais definições: “Parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de projeto, desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material para fins operativos do administrativo”. Exemplo: Exército de Alexandre, o Grande nas conquistas da Grécia, Pérsia e a Índia, por volta do ano 376 A.C. Montou uma equipe que ia à frente do exército adquirindo alimentação e água para um exército de aproximadamente trinta e cinco mil soldados.
Aprendemos que Logística possui uma série de variantes e que podemos destacar entre elas: Logística de abastecimento, distribuição, manufatura, organizacional e reversa (sustentabilidade), ainda no conteúdo do curso aprendemos da