Resumo de logística
Manuseio de materiais é um dos principais fatores geradores de custo no composto de atividades logísticas. Este capítulo tentou mostrar alguns dos fundamentos da movimentação de produtos e dos equipamentos utilizados. Mostramos que arranjo geral, arranjo físico detalhado e carregamento do armazém têm impacto significativo na eficiência do manuseio. Mostramos que a movimentação interna não pode ser separada de outros itens associados a utilização do espaço físico de armazenagem. Balancear o projeto do depósito com as considerações operacionais, de ordem prática, produz um projeto final mais adequado. Os benefícios e os custos de diversos sistemas de embalagem e empacotamento foram examinados, assim como vantagens e desvantagens de carga granelizada.
Examinou-se também a problemática do projeto de embalagens, pois está intimamente associada ao manuseio de produtos. Vimos que é fator instrumental para a operação econômica do sistema de movimentação e armazenagem e que tem interface com as atividades de marketing. Apesar de o projeto de embalagens atender a muitos objetivos, o profissional de logística tenta obter embalagens que minimizem o custo total do manuseio e maximizem a utilização do espaço físico.
Finalmente, movimentação de materiais, armazenagem e projeto de embalagem não devem ser encarados como atividades restritas apenas ao depósito. O profissional deve permanecer atento aos benefícios potenciais quando especificar essas funções, de maneira a alcançar o máximo grau de compatibilidade ao longo de todo o canal de distribuição ou suprimento, mesmo quando parte deste pode ficar fora do controle direto da companhia.
Cap. 10 – Controle de Estoque
Este capítulo enfocou o modo pelo qual os estoques se encaixam no composto de atividade logística e como eles são administrados, em teoria e na prática empresarial. Vimos que o inventário consome grandes somas de capital, que poderiam ser usada em outros