Matematica
Licenciatura plena em Matemática, pela Unijui- Universidade Regional do Noroeste do Estado do rio Grande do Sul Unijui.
Pós graduação lato sensu em Metodologia do Ensino Superior, pela Farol- Faculdade Rolim de Moura.
REFLEXÃO SOBRE AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE URGEM NO CONTEXTO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE MATEMÁTICA.
INTRODUÇÃO
A atual sociedade possui uma postura que está acompanhada do processo de globalização que mantêm relação com a aceleração do tempo, pois, atualmente tudo está em plena e rápida mudança. A idéia de mercado globalizado deixa bem claro que o profissional do presente é cidadão. Para que o ser humano seja cidadão é necessário saber que este não é um ser humano alienado, e que para não ser alienado é necessário se preocupar com a educação no Brasil, com as metodologias de ensino, com a formação dos profissionais na área de matemática.
Não vão ser as metodologias de ensino a preparação do profissional de ensino superior que vão qualificar de forma integral o futuro profissional de matemática, este deve ter incentivo, direito a uma educação de qualidade desde os primeiros contatos com sua escola.
Recentemente os professores de matemática começaram a se conscientizar de que seu papel de docente exige capacitação própria e especifica que não se restringe a ter um diploma de licenciatura ou mesmo doutor, ou apenas o exercício de uma profissão, (CORREA, 2001). Exige isso tudo e competência pedagógica, pois ele é um educador.
PRÁTCA DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Cada professor possui um estilo, que sempre será distinto. Não existem receitas prontas nem soluções específicas, porque ser professor de matemática envolve conflitos de valores, é um processo que se desenvolve ao longo de sua prática laboral.
Ao iniciar a prática profissional é que se verificam dificuldades, tais como: atrair o interesse dos alunos pelas aulas de matemática.
O professor deve de fato saber ensinar e usar