Resumo Das Escolas
Arquitetos: Argola Arquitectos, Flint Archicture
Localização: Alcobendas, Madrid
Arquiteto Responsável: Joaquin Aramburu, Francisco Botell, Cristophe Gautier, Zora Sander
Área: 413703.0 m2
Ano: 2013
Fotografias: Alberto Ruiz López & María Giménez Molina
Do arquiteto. O edifício é uma resposta à necessidade de expansão do jardim de infância do Saint Exupéry, pertencente ao Liceu Francês em Madrid.
A proposta arquitetônica tem três objetivos principais:
INTEGRAÇÃO, respeitando a paisagem urbana e arquitetônica pré-existente.
SINGULARIDADE FORMAL E CONCEITUAL, para transmitir uma imagem moderna, que contribui positivamente para o aumento da percepção social do papel de vanguarda cultural da Escola Francesa.
FUNCIONALIDADE. Sem concessões, com ligação entre o layout e o programa funcional, a resolução de controle de acesso, o tráfego de pedestres, segurança e logística. As soluções de construção mais adequadas foram escolhidas pela qualidade, custo, durabilidade e facilidade de gestão e manutenção, tudo dentro das possibilidades orçamentárias previstas.
INTEGRAÇÃO
A integração arquitetônica é alcançada através da utilização de fachadas de tijolos, presentes tanto na construção existente como nos serviços comuns na nova construção.
Esta estrutura, suporta uma construção mais leve feita de paredes de vidro coloridos, que se alinha com a geometria da construção existente.
Assim, em torno do novo edifício nós geramos um número de diferentes espaços, densamente arborizados, para serem usados como um jardim de acesso à quadras de esportes e aos playgrounds dos alunos do ensino fundamental.
SINGULARIDADE FORMAL E CONCEITUAL
Procuramos enfatizar o contraste entre o peso da construção de tijolos e a leveza e transparência da construção em vidro.
Cor e luz foram foram tomadas como ponto de partida para a concepção dos edifícios e seu design interior.
Exteriormente, os painéis de vidro das fachadas