Plataformas de desenvolvimento em smartphones
Michael W. Cremoneze¹
¹ Faculdade Anglo Americano ( FAA)
Foz Do Iguaçu – PR– Brasil
Mwc.mwc@hotmail.com
Resumo: Plataformas de desenvolvimento em smartphones
1. Introdução
Nos últimos anos temos presenciado um crescimento de vendas dos chamados smartphones, ou dispositivos móveis capacitados a realizar ligações telefônicas, instalar e executar aplicativos disponibilizados na internet. Rapidamente os smartphones estão substituindo os telefones celulares convencionais por oferecerem, entre outros recursos, uma grande variedade de aplicativos que atendem diversas necessidades do público em geral. Dentre os aplicativos voltados a smartphones, podemos enumerar principalmente dois tipos de plataformas, os aplicativos chamados nativos e os web. Aplicações nativas são aquelas suportadas de acordo com o sistema operacional presente nos aparelhos móveis, enquanto que aplicações web necessitam de navegadores de internet, tais como os presentes nos computadores pessoais, para serem utilizadas.
O objetivo deste artigo é apresentar dois tipos de aplicativos voltados para smartphones, nativos e web, de forma a diferenciar as duas plataformas e explorar a visão de mercado e tendências futuras nesta área.
2. Smartphones
São chamados smartphones os telefones celulares que oferecem alta capacidade de processamento, uma grande variedade de aplicativos e conexão com a internet.Smartphones modernos são capazes de se conectar na internet, possuem telas sensíveis ao toque, câmeras digitais compactas, sistemas de localização por satélite GPS (Global Positioning System), entre outros recursos.
Em 1983, o Motorola DynaTAC 8000X recebeu aprovação da Federal
Communications Commission, órgão regulador da área de telecomunicações e radiodifusão dos Estados Unidos, para se tornar o primeiro telefone portátil celular comercial. [2]. Em
1990 havia 12 milhões de assinantes de telefones móveis [3] e no final de 2011 o número alcançaria 5,6 bilhões [4].
Smartphones estão se