Resumo Música na escola
Departamento de Educação – DEDC Campus I
Curso de Pedagogia
Semestre: 2012.1 – Noturno
Disciplina: Iniciação Musical I
Professor/a: Katharina Doring
Aluno/a: Grace Mascarenhas Mutti
Do Livro: “A Música na Escola”
Resumo do Capítulo: “Porque Música na Escola”? Algumas reflexões/ Katter, Carlos
O tema traz à tona a problemática de grande relevância em todas as culturas existentes desde os primórdios até os dias atuais. Não existe evento significativo na vida de qualquer povo do qual a música não seja relevante, introduzindo um espaço de integração, fazendo com que a mesma supere a arte que nenhum gesto ou palavra é capaz de traduzir. Admitindo que o papel da música na escola seja de extrema importância para o desenvolvimento dos indivíduos, devemos pensar que este meio de comunicação tão valioso culturalmente, faça morada em todos os espaços, sendo democraticamente um direito universal de todos.
Atualmente, não existe dúvida sobre o valor que a música representa culturalmente e pedagogicamente no ambiente escolar, na realidade os programas de “Música na Escola” sempre existiram, desde a época em que os educadores eram constrangidos a justificar a “utilidade” deste sistema de ensino. Porém, hoje, já amparada pela Lei n. 11.769/2008, outras questões vieram a se tornar preocupantes. Como por exemplo, a forma em que deveria tratar a “Música na Escola”. Como organizar suas manifestações no ambiente de ensino? Era indispensável à preocupação em pensar na maneira de abordá-la em sala de aula.
A presença da “Música na Escola” significa conscientizar as condições de tempo e espaço dos docentes envolvidos. Resgatando um conhecimento amplo, crítico e participativo do aluno em questão.
Implantar um ensino diferente aos de épocas passadas. Um ensino contemporâneo, que responda de forma mais pertinente aos desafios educacionais atuais. A música surge como alternativa, para que crianças e jovens possam vivenciar e