Musicalidade na educação infantil
A RELEVÂNCIA DA MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Piracicaba
2013
DÉBORA CRISTINA ALVES DE MACEDO
A RELEVÂNCIA DA MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto de pesquisa entregue á disciplina “ Trabalho de Conclusão de Curso1”, apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade Metodista de Piracicaba.
Orientadora: Monica Botiglieri
Piracicaba 2013
RESUMO
Segundo Fonterrada (2008) em 1966 a música voltou a ocupar seu status como disciplina educacional; passadas três décadas,se perdeu a tradição musical; assim por oportuno, se faz necessário, repensar os modos de implantação de seu ensino e sua prática, bem como a relevância da musicalização na Educação Infantil, como auxiliadora do desenvolvimento da inteligência e na integração social da criança pequena. Destacar como a musicalidade favorece a aprendizagem; mostrar o papel da música na escola, já que é considerada como uma das múltiplas inteligências, tendo capacidade de influenciar a criança de forma física e mental, facilitando a integração social, harmonia pessoal e estimulando a aprendizagem. Tratar sobre a determinação do ensino de música nas escolas, documentos e legislações, dentre os quais estão: O Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei n 9.394, de 1996); Evidenciar a musicalidade como facilitadora no processo de aprendizagem , já que possui em seu ínfimo a proposta de criar um ambiente alegre, descontraído. Logo, aprender não é uma tarefa difícil; Aprender é prazeroso.
SUMÁRIO Resumo..............................................................................................................03
Introdução..........................................................................................................05