Resumo Escola Cultural
ESCOLA CULTURAL RESUMO DO CAPITULO 9 DO LIVRO: SAFÁRI DE ESTRATÉGIAS
RIO DE JANEIRO NOVEMBRO/ 2014
GRUPO:
Andrea Simões
Bruna Muniz
Gisele Alves
Gustavo Leão
Rafael Araujo
SUMÁRIO
Introdução 3
A Natureza da Cultura 3
Premissas da Escola Cultural 4
Cultura e Estratégia 4
A Ala Sueca Da Escola Cultural 6
Estratégia Como Prática 7
Recursos Como Base De Vantagem Competitiva 8
Crítica, Contribuição e Contexto 9
INTRODUÇÃO
A escola cultural se preocupa em esclarecer como a cultura, de um modo geral, vai influenciar no processo de formulação e direcionamento da estratégia de uma empresa.
A ideia de cultura é discutida por vários campos de estudo: na economia, nas ciências políticas, na sociologia e pela antropologia. De acordo com esta última, a cultura tem duplo caráter:
Caráter universal: na medida em que todos estamos inseridos, de uma forma ou de outra, em alguma cultura;
Caráter único: é a cultura que diferencia uma nação de outra, uma organização de outra e até mesmo setores diferentes dentro de uma mesma organização.
NATUREZA DA CULTURA
De um modo geral, cultura é o conjunto de regras que ditam o modo como as pessoas se comportam, seja dentro de uma sociedade ou de uma organização, onde quer que esteja, há um padrão de comportamento a ser seguido.
Sob o ponto de vista da antropologia, a cultura surge a partir de uma concepção de mundo e das coisas, forma-se a partir de um conjunto de interpretações.
Pode-se definir a cultura organizacional como crenças compartilhadas - crenças comuns que se definem em tradições e hábitos que se manifestam de forma tangível.
Assim, a cultura possui 2 aspectos: