Resumo da Origem do propriedade privada
A ORIGEM DA FAMÍLIA, DA PROPRIEDADE PRIVADA E DO ESTADO
I - ESTÁDIOS PRE-HISTORICOS DA CULTURA
Morgan introduziu uma ordem na classificação da pré-história da humanidade, que foi dividida em três épocas: o estado selvagem, barbárie e a civilização. Além de subdividi-las em fases ditas como inferior, média e superior.
Estado selvagem
Fase inferior:
É tida como os primórdios da humanidade. Os homens viviam nos bosques em arvores, isso explica o fato de terem conseguido existir no meio de tantas feras. O principal desenvolvimento desse período foi a formação da linguagem articulada.
Fase média:
Essa fase começa com a inclusão dos frutos do mar na alimentação, assim como o uso do fogo para o seu preparo. Com essas descobertas eles puderam se espalhar pela Terra. A disposição do fogo levou a um novo tipo de alimentação, e a caça.
Fase superior:
Inicia-se com a invenção do arco e da flecha, o que tornou a caça um alimento regular. Encontramos nesses povos indícios de residência fixa em aldeias e certa destreza na produção de meios de subsistência.
A barbárie
Fase inferior:
Começa com a introdução da cerâmica. Uma característica desse período é a domesticação e criação de animais e o cultivo de plantas.
Fase média:
Essa fase se inicia no Leste, com a domesticação de animais para o fornecimento de leite e carne, e no Oeste, com o cultivo de hortaliças por meio da irrigação e o emprego do tijolo secado ao sol e da pedra nas construções. As tribos do Noroeste permaneciam na fase superior do estado selvagem portando não utilizavam à cerâmica, tão pouco o cultivo de plantas. Já os índios mexicanos, centro-americanos e os peruanos se encontravam na fase média da barbárie.
É bem provável que o cultivo de cereais tenha servido em primeiro momento como forragem para os animais e só mais tarde tenha tido importância para a alimentação do homem.
Fase superior:
Inicia-se com a fundição do minério de ferro, e passa para a fase da civilização