Licenciatura
Um pouco da cultura africana
A África é um enorme continente, constituído por 53 países com enorme diferenças entre si devido a questões históricas, econômicas e geográficas.
A África tem como característica marcante em sua historia, a diversidade cultural de sua população. A cultura africana tem grande influência na cultura brasileira, pois os escravos trazidos para cá enriqueceram nossa cultura com seus rituais religiosos, costumes, danças culinária, etc.
De acordo com estudos antropológicos a África é considerada o berço da humanidade pois os mais antigos indícios da história humana encontram- se neste continente.
O Brasil tem a maior população de origem africana e a consequência disto é a grande influência, desta cultura, mais presente na região nordeste do Brasil.
MÚSICA
Na sociedade africana a música faz parte dos rituais sociais e religioso, e esta relacionada ao som de tambores, mas alem deles são usados diversos instrumentos.
No Brasil o samba é a grande influência da cultura africana que está envolvido na maioria das manifestações culturais hoje em dia, do samba se gerou outros sub-gêneros que acabou dando origem ao ritmo a uma das maiores festas no Brasil o carnaval.
DANÇA
Os africanos comemoravam os acontecimentos de suas vidas, tais como: nascimento, morte, plantio, colheita, com a dança, ela fazia parte de seus rituais e cerimonias que variam de região para região. É uma atividade praticada em grupo por homens, mulheres e crianças, onde formam uma roda batendo palma para os dançarinos. As danças chegam representar até seis ritmos ao mesmo tempo e é rica em movimentos, de maneira que cada parte do corpo movimenta- se com um ritmo diferente.
ALGUNS RITMOS DE DANÇA