Fichamento
Este artigo é baseado através de uma pesquisa que a autora realizou de janeiro a março de 2014,em quatros centros e três salas de educação infantil em Toronto no Canadá, todas as salas pesquisadas servem de laboratório de estudos e recebem estagiários em formação para auxiliarem as atividades pedagógicas.Buscam compreender a realidade das crianças que vivem lá,bem como sua alfabetização inovadora e segura.
“Em Toronto,no Canadá,os bebês e as crianças vivem de fato sua infância,em uma sociedade que os protege, apresentando-lhes opções reais de autonomia.” (GISELA ,2014 p. 28).
A cidade é reconhecida como cidade educadora,pois as ruas e parques da própria são exemplos, seus espaços urbanos fazem parte das escolas e das atividades diárias,educadores ,professores e crianças andam por toda parte.
“As ruas e os parques são um exemplo de como os espaços urbanos podem transformar a vida dos bebês e das crianças,incluindo desde cedo,na cultura do mundo adulto,por meio da convivência na diversidade com respeito e curiosidade.” (GISELA ,2014 p. 28).
O governo criou programas de orientações pedagógicas para modular o atendimento integrado das crianças menores de 3 anos ,foi criada também uma organização autorreguladora (COLLEGE OF EARLY CHILDHOOD EDUCATORS) de credenciamento de educadores da primeira infância.Seu principal objetivo é servir e proteger o interesse público,regulando a profissão do educador infantil,para mostrar ao público a confiança de que os indivíduos que atuam na educação infantil são qualificados e exercerão sua profissão com ética e competência.
Outro fato importante é que educadores de crianças até três anos são formados em cursos pós médio,de caráter profissionalizante e os professores da pré escola são formados por cursos pós-universitários de 2 anos.
“A responsabilidade pelo atendimento as crianças menores de