Resumo da obra “O prazer de ler Freud”
Resumo da obra
“O prazer de ler Freud”
São João Del Rei
2013
Resumo da obra
“O prazer de ler Freud”
Estudo apresentado ao curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João Del Rei, como um dos requisitos para a obtenção de créditos na disciplina Metodologia da redação de Trabalhos Científicos.
5º período de Psicologia Noturno.
São João Del Rei
2013
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma breve apresentação sobre a obra “O prazer de ler Freud” de Juan-David Nasio. O autor apresenta em seu livro a base da teoria de Freud, trazendo como temas fundamentais alguns conceitos como o inconsciente, recalcamento, sexualidade, complexo de Édipo entre outros que serão apresentados mais adiante.
A lógica do funcionamento psíquico
Para explicar a lógica do funcionamento do aparelho psíquico, Nasio traz o exemplo de como se dá o funcionamento do esquema neurológico do arco reflexo, o qual rege da seguinte forma: ele recebe uma energia externa, transforma essa energia em ação, no qual é produzida uma tensão e depois libera essa energia por meio de uma resposta do corpo. O autor então infere que o funcionamento do aparelho psíquico se dá de forma semelhante, porém ele nunca consegue descarregar essa tensão totalmente.
O psiquismo possui algumas características próprias que provocam a diferença no seu modo de funcionar. Uma delas se refere à excitação, que no psiquismo é sempre interna, mesmo quando provém de fontes externas. A fonte da excitação endógena é “um representante ideativo carregado de energia, também chamado representante das pulsões” (1999, p.19). Este representante permanece excitado eternamente, por isso não é possível eliminar completamente uma tensão.
O fato de sua fonte de excitação ser inesgotável e a descarga de energia apenas parcial explica o porquê o psiquismo se mantém sempre sob tensão. É a