TRABALHO DE HUMANIDADE
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS – CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: HUMANIDADE E TRANSCENDÊNCIA
ANÁLISE DO LIVRO:
O ENIGMA DA RELIGIÃO
RECIFE, 19 DE MARÇO DE 2015
INTRODUÇÃO:
Livro o qual o autor faz uma análise do que viria ser religião trazendo um conceito filosófico com uma análise histórica e antropológica dos fatos que permeavam sua época. O autor começa misturando uma narrativa em primeira pessoa com seus estudos como forma de demonstrar uma linha de pensamento a ser seguida para melhor compreender suas indagações e o modo ao qual chegou às conclusões por ele alcançadas.
DESENVOLVIMENTO ANALÍTICO
Questionamentos sobre a religião
A principal ideia que o autor mostra no livro, é o questionamento sobre a religião. A partir dos questionamentos vem às variadas e contraditórias respostas, sem saber ao certo onde esta a verdadeira resposta. O autor mostra o ponto de vista dos filósofos em relação a religião, para Augusto Comte falava que a religião era a fase mais primitiva do desenvolvimento humano, Freud sugere uma explicação semelhante a Comte que em sua colocação cita com um conceito calcado na onipotência dos desejos, a religião não passa apenas de uma expressão de infantilismo, e com a vinda da ciência o velho deus teria que ser relegado ao passado.
Já em Marx a religião é o produto de uma sociedade irracional e opressiva, que tem por necessidade ilusões necessária para que o homem possa suportar a escravização, sendo alienado de forma sutil sem que perceba que não passa apenas de uma massa de manobra, nesse caso a religião torna-se um suspiro da criatura oprimida a ideologia seria que a opressão acabasse, pois se ela acabasse não haveria mais necessidade de religião e assim seriamos uma sociedade perfeita.
Aos poucos, a ciência criou um problema habitacional para Deus, segundo o autor retrata no livro, não precisava mais de explicação teológica para as coisas, a própria