Fichamento O prazer de ler Freud
1) - resumo: Juan David-Nasio, é um psicanalista argentino radicado na França, é contemporâneo de Jacques Lacan e autor de inúmeras obras memoráveis.
Em sua obra “O prazer de ler Freud”, o autor apresenta ao leitor, de forma clara e com bastante habilidade, o essencial da teoria Freudiana. Com escrita clara e estimulante, Nasio consegue despertar no leitor o interesse em ler cada vez mais as obras deste grande cientista e pensador, Sigmund Freud. Ao iniciar a obra o autor exalta sua admiração por Freud ao afirmar que ele possuía uma força louca e genial de querer explicar qual é a fonte íntima que nos anima, a nós humanos.
As obras de Freud apresentam certo grau de prolixidade, talvez isso se fizesse necessário considerando que era algo novo e deveria se proteger com embasamento sólido, tendo em vista que haveria de enfrentar grande oposição por parte da classe médica da época.
Ao contrário de Freud, Nasio introduz e “traduz” de forma lacônica os principais alicerces que sustentam a teoria psicanalítica. O leitor é conduzido de forma suave e sedutora à compreensão dos conceitos chaves que irão orientar o trabalho do psicanalista.
O autor se utiliza de gráficos para explicar como nosso corpo age de forma reflexa, e de certo modo inconsciente ou automática em determinado momento. Tem como característica despertar no leitor um desejo de se aprofundar nas leituras dos escritos de Freud. Para tanto ele enfatiza alguns conceitos fundamentais da teoria Freudiana; o recalcamento, a sexualidade, o inconsciente, o complexo de Édipo, o eu, o isso, o supereu, a identificação e a transferência no tratamento analítico.
Sua postura questionadora no sentido investigativo dos conceitos psicanalíticos, baseado no trabalho em sua clinica, contribui criticamente para a teoria e seu desenvolvimento, evitando assim que seja uma repetição da produção teórica. Dessa forma podemos dizer que a psicanálise é uma