Resumo da história do transporte ferroviário em túneis.
-O maior túnel já construído. Só há quatro estradas que atravessam os Alpes
-Suíços ligarão Zurique a Milão.
1º Londres século 19 primeiro túnel submarino do mundo debaixo de um rio, o Tâmisa. (370m)
Problema - Desmoronamento
Solução – molusco teredo perfura a madeira e cria uma camada ao redor do seu “túnel” de uma substância pegajosa que endurece, protegendo-o. Ou seja, criar uma camada dura ao redor do túnel conforme vai perfurando-o.
# Procurar um problema semelhante a o seu na natureza e ver se a solução serve.
Gotthard – spray-creto (spray-crete) e vigas de aços com braçadeiras que permitem que um deslize sobre a outra, conforme a montanha se faz mais pressão mais forte fica a estrutura.
2º Bristol, estrada de ferro até Londres (1833). (2940m)
Problema – Colina> Perfuração de calcário sólido> Demora no tempo de escavação.
Solução – Explosão (pólvora). E cria poços sobre a colina até a rota do trem, que cria mais caminhos para os homens explodirem o túnel, construindo mais rápido.
Problema – gases maléficos à saúde dos operários. Mais de 100 homens morreram na construção.
Gotthard – uma máquina (chamada Jumbo) fura o local para a colocação das dinamites com precisão de centímetros.
3º Rio Mersey 1877 (3920m) de Birkenhead até Liverpool.
Problema – Como o leito do estuário Mersey é cheio de falhas, portanto a explosão poderia causar um aumento dessas falhas e o túnel ser invadido pelo rio.
Solução - Perfuração com máquinas (rapidez e segurança). A máquina criada (cava 60 m por semana) possui dentes na parte da frente que vão “raspando” o túnel, o entulho é jogado em uma esteira e levado para fora do túnel por vagões. A máquina se locomove através de macacos hidráulicos que empurram a estrutura para frente.
Gotthard – Máquina possui o tamanho de quatro campos de futebol e frente de dez metros de diâmetro (perfura 40 m por dia). Braços mecânicos prendem malhas de aço as paredes logo em