Caracterização microestrutural
Este trabalho tem por objetivo fazer a caracterização macroestrutural de dois componentes mecânicos ferrosos, sendo um de aço e outro de ferro fundido, que foram inutilizados por não atenderem mais às necessidades que eram por eles supridas.
2 Introdução
A macrografia consiste na análise, descrição ou registo do aspecto de uma peça ou amostra metálica, segundo uma secção plana devidamente lixada e em regra atacada por um reagente apropriado. O exame é realizado à vista desarmada ou com a ajuda de uma lupa. O aspecto assim obtido designa-se por macroestrutura.
A palavra macrografia é também utilizada para designar os documentos que reproduzem a macroestrutura, em tamanho natural ou com ampliação máxima de 10 vezes (para ampliações maiores, usa-se o termo micrografia).
A macrografia possibilita a observação da heterogeneidade química existente, resultante da estrutura de solidificação, assim como as alterações sofridas por esta e devidas a tratamentos posteriores. Pode evidenciar a distribuição das impurezas metálicas, não metálicas e gasosas contidas na estrutura. A análise macrográfica permite igualmente detectar a presença de fissuras, bolhas, porosidades, gotas frias, etc.
O trabalho aqui apresentado é resultado de uma análise macrográfica de dois componentes mecânicos, visando a observação de heterogeneicidades ou defeitos, tratamentos posteriores, a presença de fissuras, bolhas, porosidades, gotas frias etc.
O primeiro componente a ser relatado será o eixo de embreagem e o segundo componente a ser relatado será o rolamento.
[pic] [pic]
3 Desenvolvimento
3.1 Materiais Analisados
Eixo de Embreagem- O sistema de embreagem é o mecanismo utilizado nos automóveis para transmitir a rotação do volante do motor para as engrenagens da caixa de velocidades que, por sua vez, irá desmultiplicar essa rotação (consoante a engrenagem - ou mudança - selecionada) e