Arquivo Tecnologias De Transportes C Pia
resumo
Pesquisa realizada no primeiro semestre de 2014, para a disciplina de Transportes e Trânsito, sobre o Complexo de Túneis Ferroviários, Eurotúnel, a maior obra já construída somente com recurso privado eo maior mecanismo de transporte entre Folkestone (Inglaterra) a Coquelles (França), tanto de passageiros, veículos e carga. Seu funcionamento é de 24 horas por dia, 07 dias por semana e 365 dias por ano. Sua travessia dura aproximadamente 35 minutos, onde passa submerso ao Canal Mancha, entre o Continente Europeu e o Reino Unido. Contando com 15 estações, estende-se por 50,5 quilômetros, onde 37,9 quilômetros são abaixo da terra e do leito do mar.Estimasse que desde sua inauguração já tenha sido transportado mais de 325 milhões de passageiros, junto a um total de 60 milhões de veículos, destes, 19 milhões de caminhões.
1. Introdução
Este trabalho tem como objetivo de estudo o complexo de túneis ferroviários subaquáticos ligantes do Continente Europeu e Reino Unido, conhecido como Eurotúnel. Veremos sua história e infraestrutura, seus serviços ofertados, sua demanda, seus terminais e veículos, suas tarifas e junto algumas curiosidades.
1.1 História
As primeiras ideias de uma ligação fixa através do Canal da Mancha apareceram em 1802, mas a pressão da política e das imprensas britânica e francesa sobre a questão da segurança nacional paralisou as tentativas de construção de uma ligação. Somente em 1955 cessaram-se as oposições a uma ligação fixa entre os dois países, e, então, em 1957 foi criado um grupo de estudos para analisar métodos para a construção desta ligação, o ChannelTunnelStudyGroup.
Em 1960, as análises geológicas foram aprovadas pelos dois países e a proposta de construção de um túnel subterrâneo foi realizada. A tentativa de construção começou em 1973, financiada pelos governos da Inglaterra e França, mas, devido à crise financeira, a construção foi paralisada pelo governo inglês, em 1975. Somente em