Cultura Organizacional E Os 8 Elementos Que A Comp Em
8 Elementos que a compõem Cultura Organizacional
“É o jeito que nós fazemos as coisas por aqui.” (Deal e Kennedy, 1983)
Cultura Organizacional
A Cultura Organizacional pode ser compreendida como um conjunto de normas e leis compartilhadas pelos membros de uma determinada organização.
Nesse contexto, Robbins (2005) define cultura como, um conjunto de valores que determinados membros compartilham dentro de uma organização e que possibilita a esta, ser diferente das demais.
A cultura de uma organização pode ser desvendada a partir da análise da:
1 – A História da Organização;
2 – Situações críticas, de crise;
3 – Na admissão de novos funcionários; 4 – As políticas de Recursos
Humanos;
5 – A forma como acontece a comunicação na organização, e
6 – A organização do trabalho.
Os 8 elementos da cultura organizacional
VALORES
Os valores expressam o que a organização valoriza a nível de comportamento, de área, de padrões éticos, etc... é tudo que tem valor para a empresa. Os valores são definidos principalmente pelo fundador da empresa ou /e pelos dirigentes, são eles que alinham os valores aos objetivos, e resultados esperados. Os valores devem estar de acordo e são usados estrategicamente para a concretização da missão e resultados. Eles são a base de todo comportamento organizacional, são a essência da organização.
CRENÇAS
As crenças e os pressupostos é o que se acredita, que se crê como verdade, se apresentam como uma verdade e geralmente, não são questionadas. O sucesso e a repetição no uso de certas formas de agir e pensar podem levar ao estabelecimento de uma crença, a qual primeiramente é consciente e posteriormente é introjetada e passa a atuar de forma inconsciente.
As crenças dividem com os valores o centro da cultura de uma organização, no entanto, não são divulgadas abertamente a seus integrantes, uma vez que não se apresentam de forma clara e objetiva, são revelada em ações, posturas e visões. O terceiro elemento são os