Túneis Subterrâneos
Fabrício dos Santos da Rocha
Estudante de Engenharia Civil
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Jeniffer Wugniel Pereira
Estudante de Engenharia Civil
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Thiago Jaques de Córdova
Estudante de Engenharia Civil
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
RESUMO
O presente artigo é em relação a análise da evolução em construções de túneis, tanto abaixo quanto acima do mar. A proposta de desenvolvimento consistiu primeiramente no estudo de funcionamento de túneis já existentes e das técnicas utilizadas para a sua construção. Posteriormente foi disposto um túnel ainda em construção com a promessa de ser o túnel mais longo do mundo, as técnicas utilizadas em sua construção e as inovações tecnológicas que serão utilizadas em seu funcionamento. Por fim, se realizou a análise de um futuro terminal sustentável. Uma constatação relevante feita pelo grupo é o período extenso de uso desse tipo de construção, o que torna palpável e importante a implementação de atitudes sustentáveis nestes projetos.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata a evolução na construção, capacidade de transporte, alteração nos sistemas de segurança e demais avanços tecnológicos. Mas concretamente o trabalho visa ilustrar tais alterações de maneira simples, contando com dados de grandes obras dispostas no decorrer do trabalho e fomentar a ideia da utilização de atitudes sustentáveis em grandes obras do gênero.
O trabalho está organizado em duas partes, na primeira é abordado duas grandes obras já existentes, com anos de construção, velocidade de trem, capacidade e custo diferentes, porém ambas com grande importância para a consolidação do conhecimento para construção de futuros túneis. A seguir são apresentados duas futuras obras, uma destacando-se pela sua extensão e a outra destacando pela junção de um design inovador com atitudes sustentáveis.
2. TÚNEIS EXISTENTES
2.1. Túnel Seikan
A construção