TRABALHO Agnelli de tuneis FINAL alterado
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Túneis.
Debora Ferrari de Lelis Ra: B18444-2
Paulo Eduardo Veratti Diz Ra: A390FI-9
Saullo Barbosa dos Santos Ra: A176JA0
Thiago César Munhoz Ra: A99502-1
BAURU - SP
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 01
2. OBJETIVO 02
3. PRINCÍPIOS BÁSICOS DOS TÚNEIS 03
4. TIPOS DE TÚNEIS 06
5. PLANEJAMENTO DE TÚNEIS 09
6. TIPOS DE ESCAVAÇÕES 11
7. METODOS CONSTRUTIVOS DOS TÚNEIS 12
8. CONCLUSÃO 13
9. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS 14
1. INTRODUÇÃO
Os túneis uns dos mais antigos tipos de construção exercidos pelo homem. São passagens abertas artificialmente, em formações rochosas ou sob o solo visando oferecer entre tantas o escoamento de água, acesso a minas etc.. De uma maneira geral, um túnel é um tubo que atravessa o solo ou uma montanha. Porém construir um túnel, por outro lado, é um dos desafios mais complexos da engenharia civil. Muitos túneis são considerados obras de arte tecnológicas, e governos já concederam honrarias dignas de heróis aos engenheiros que os projetaram. Mas isso não quer dizer, é claro, que alguns projetos de túneis não encontraram grandes problemas. Mas esses desafios não impediram os engenheiros de ter ideias ainda maiores e mais corajosas. As técnicas utilizadas evoluíram desde a construção do túnel sob o rio Eufrates, na longínqua Babilônia (2.200 a.C).
2. OBJETIVO
Mostrar o que faz dos túneis uma solução tão atraente para estradas, ferrovias, utilidades públicas e telecomunicações. Vamos observar as características que definem os túneis e de forma superficial como eles são construídos.
3. PRINCIPIOS BÁSICOS DOS TÚNEIS.
Um túnel é uma passagem horizontal localizada sob o solo. Embora a erosão e outras forças da natureza possam formar túneis, vamos falar somente sobre os feitos pelo homem neste artigo: túneis criados pelo processo de escavação. Há muitas maneiras