Resumo - Conhecimento Sobre língua portuguesa
CONHECIMENTOS PRÉVIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA
Funções da linguagem
As funções da linguagem dizem respeito às intenções implícitas às mensagens transmitidas e estão intimamente ligadas aos elementos que constituem um processo comunicativo. Esses elementos são:
Emissor - Receptor - Referente - Mensagem - Canal de comunicação - Código
Emissor é quem emite a mensagem. Quem fala, quem escreve.
Receptor é quem recebe, ouve, lê a mensagem.
Referente é o assunto, tema abordado pela mensagem.
Mensagem é o recado em si composto e transmitido pelo emissor.
Canal é o meio, objeto sobre ou pelo qual se transmite a mensagem. Ex.: rádio, carta, jornal etc.
Código é conjunto de signos utilizados para compor uma mensagem a ser decodificada pelo receptor. Mais de um tipo de código podem ser combinados para transmitir uma mensagem. Ex.: A língua portuguesa é um código. Poesia é outro código, o texto jornalístico é outro código.
Agora, vejamos como cada uma das funções da linguagem vai se centrar em um desses elementos comunicativos.
Função emotiva ou expressiva: Centrada no emissor, objetiva principalmente manifestar opiniões e/ou sentimentos. É a manifestação do sujeito. Ex.: poesia lírica, artigo de opinião.
Por que me tornei a favor das cotas para negros
Roberto Lyra, promotor de Justiça, um dos autores do Código Penal de 1940, ao lado de Alcântara Machado e Nelson Hungria, recomendava aos colegas de Ministério Público que "antes de se pedir a prisão de alguém deveria se passar um dia na cadeia". Gênio, visionário e à frente de seu tempo, Lyra informava que apenas a experiência viva permite compreender bem uma situação.
Quem procurar meus artigos, verá que no início era contra as cotas para negros, defendendo - com boas razões, eu creio - que seria mais razoável e menos complicado reservá-las apenas para os oriundos de escolas públicas. Escrevo hoje para dizer que não penso mais assim. As cotas para negros também devem existir. E digo mais: a urgência de