Cris Fundamentos E Metodologias De L Ngua Portuguesa 10 06
1624 palavras
7 páginas
FACULDADE ANHANGUERA S.AFACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO
CURSO DE PEDAGOGIA
Atividades Práticas Supervisionadas
OSASCO
2015
FACULDADE ANHANGUERA S.A
FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO
Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas, entregue à disciplina de Fundamentos e Metodologias de Língua Portuguesa do Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Osasco, sob orientação da Profª.
OSASCO 2015
SUMÁRIO
Etapa 3 – Variação linguística: conceito. As variedades do português brasileiro/ preconceito linguístico: o que é e como combatê-lo.
Resumo 4
Mapa de diferenças linguísticas 5
Etapa 4 – O tratamento da oralidade e da escrita no ensino da língua portuguesa: usos e formas.
Resumo 6
Sequência didática 7
Bibliografia 9
Etapa 3: Variação linguística: conceito. As variedades do português brasileiro/ preconceito linguístico: o que é e como combatê-lo.
Elaborar um resumo sobre o tema variação linguística, língua e fala, fatos linguísticos, as variedades do português brasileiro, o preconceito linguístico, a norma e o conceito de erro e o papel da escola no ensino da norma padrão.
Sabemos que a Linguagem é a representação do pensamento e que, por meio de símbolos, sinais ou códigos, fazemos a comunicação, que existe de duas formas na linguagem: verbal e não verbal. A linguagem não é apenas uma expressão do pensamento ou apenas um instrumento de comunicação, mas, é a forma de interação social, dando poder ao homem de se relacionar socialmente, expressar e compartilhar suas ideias e seus conhecimentos. A língua faz parte da vertente verbal da linguagem, que é formada por palavras, possuindo regras e combinações para que promova a interação entre as pessoas.
Como a língua é viva, ocorrem as Variações Linguísticas, que são as modificações ocorridas na língua, causadas pela influência de condição