Resumo “capítulo 7 – gestão de portfólio de projetos de inovação”
O gerenciamento de portfólio de projetos de inovação é muito importante dentro do ciclo de desenvolvimento da inovação, compreendendo todas as etapas após a formulação estratégica até o uso do novo produto ou serviço desenvolvido. É importante ressaltar que o gerenciamento de portfólio de projetos tem foco nos negócios da organização enquanto que o gerenciamento de projetos tem como meta a conclusão do projeto conforme planejado (prazo, custo e escopo).
Dentro do processo de formulação estratégica podemos citar dois grandes modelos de formulação, a Matriz SWOT e o BSC (Balanced Scorecard).
Após a definição das metas globais e das prioridades estratégicas, é fundamental a identificação das ações (programas e projetos) necessárias para torná-las possíveis. O PMI denomina o processo de criação da carteira de projetos de alinhamento estratégico. A partir da relação entre as metas globais, prioridades estratégicas e projetos podemos construir o mapa estratégico da organização, que pode apresentar menor ou maior grau de complexidade dependendo do número de projetos e do grau de complexidade e/ou interatividade entre eles.
O PMI define Portfólio como coleção de programas e/ou projetos, eventualmente agrupados com ações de não projeto, para facilitar o gerenciamento do trabalho para o alcance dos objetivos estratégicos. No alinhamento estratégico temos a identificação do que será gerenciado no portfólio, em quais categorias, e como os componentes serão avaliados para inclusão ou não em determinado portfólio. O alinhamento estratégico é constituído dos processos de Identificação dos componentes (Programas e/ou projetos), Categorização, Avaliação, Análise de Riscos, Seleção, Priorização, Balanceamento e Autorização para execução. É importante ressaltar a importância de cada componente dentro do contexto do programa e estar alinhado com as metas do negócio, pois cada projeto ou não