Resumo Cap
I- Plano Geral do Sistema Nervoso: 1) Divisão Sensorial: Muitas atividades do sistema nervoso se iniciam pelas experiências sensoriais que excitam os receptores sensoriais. Tal experiência pode provocar uma reação cerebral imediata ou ser armazenada, sob a forma de memória, por minutos, semanas, ou anos, determinando reações do organismo em uma data futura. A porção somática do sistema sensorial transmite informação sensorial vinda de receptores localizados em toda a superfície do corpo e de algumas estruturas de localização profunda. Essa informação chega ao sistema nervoso central através dos nervos periféricos e é conduzida imediatamente para áreas sensoriais múltiplas localizadas (1) em todos os níveis da medula espinhal; (2) na formação reticular da medula oblonga, ponte e mesencéfalo; (3) no cerebelo; (4) no tálamo; e (5) em áreas do córtex cerebral.
2) Divisão Motora: O papel final mais importante é de controlar as diversas atividades do corpo. Esta função é realizada através do controle (1) da contração dos músculos esqueléticos apropriados, por todo o corpo; (2) da contração da musculatura lisa dos órgãos internos; e (3) da secreção de substâncias químicas pelas glândulas exócrinas e endócrinas, que agem em diversas partes do corpo. Essas atividades são coletivamente chamadas funções motoras do sistema nervoso, e os músculos e glândulas são denominados efetores, pois são as estruturas que executam as funções ditadas pelos sinais nervosos.
3) Processamento de Informações: Quando uma importante informação sensorial excita nossa mente, esta é imediatamente canalizada para regiões integrativas e motoras apropriadas do cérebro com o intuito de provocar as respostas desejadas. Tanto a canalização quanto o processamento da informação são chamados de funções integrativas do sistema nervoso. Assim, se um indivíduo encostar a mão em um fogão quente, a resposta instantânea adequada é a de afastar a