Resumo Cap
Resumo de história
Nome: Jacqueline Bego
8 Ano
Professor: Evandro
Ciência e razão nos séculos XVII e XVIII
1. Nos séculos XV e XVI , o renascimento e a reforma trouxeram novas perspectivas à ciência , à cultura e à religião , favorecendo o espirito crítico , Assim , a igreja perdeu um pouco de sua força anterior.
2. Nos séculos XVII , Vários cientistas deram importantes contribuições para o avanço das pesquisas naturais e para a reflexão filosófica. Um deles , geralmente associado ao período do renascimento ,foi Galileu Galilei . Outro pensador de destaque foi René Descartes, que defendeu a razão como único cominho para o conhecimento . No campo da ciência Isaac Newton . Ele explicou diversos fenômenos naturais e a gravitação universal, com base em cálculos matemáticos e observações. Na filosofia política John Locke , que escreveu sobre a necessidade de combater os abusos de autoridade nos governos .Defendia limitações ao poder absoluto , por meio da formação de monarquias constitucionais.
3. A filosofia do século XVIII foi chamada de iluminista.Ela não surgiu de maneira rápida , mas foi resultado de um processo que remota às reflexões do Renascimento. O iluminismo envolveu a filosofia , as ciências sociais e naturais , a educação e a tecnologia , em várias partes da Europa e até da América. No campo da ciência os iluministas valorizavam a pesquisa científica e pressupostos naturalistas , isto é , qualquer fenômeno deves ser explicado a partir de causas naturais. os iluministas chamaram de antigo regime a forma de governo , economia e sociedade que eles pretendiam superar.Trata-se da forma absolutista do governo , do mercantilismo e da divisão social que privilegiava o clero e a nobreza. Isto não significa que a maioria do iluministas eram todos burgueses. Havia também os nobre que incorporaram e difundiram ideias iluministas, valorizavam a razão e a educação.
4. Charles-Louis