Fases - Desenvolvimento motor
David Gallahue
Um modelo teórico para o processo de desenvolvimento motor não é uma teoria abrangente do desenvolvimento motor. É um aparato heurístico, isto é, representação conceitual ou modelo de desenvolvimento motor, que nos fornece orientações gerais para a descrição e a explicação do comportamento motor. A "heurística" compreende normas práticas que fornecem indicações sobre como buscar respostas para determinados problemas.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR
O processo do desenvolvimento motor revela-se basicamente por alterações no comportamento motor. Todos nós, bebês, crianças, adolescentes e adultos estamos envolvidos no processo permanente de aprender a mover-se com controle e competência, em reação aos desafios que enfrentamos diariamente em um mundo em constante mutação. Podemos observar diferenças desenvolvimentistas no comportamento motor, provocadas por fatores próprios do indivíduo (biologia), do ambiente (experiência) e da tarefa em si (físicos/mecânicos). Podemos fazer isso pela observação das alterações no processo (forma) e no produto (desempenho). Assim, um meio primário pelo qual o processo de desenvolvimento motor pode ser observado é o estudo das alterações no comportamento motor no decorrer do ciclo da vida. Em outras palavras, o comportamento motor observável real de um indivíduo fornece uma "janela" para o processo de desenvolvimento motor, assim como indicações para os processos motores subjacentes.
O movimento observável pode ser agrupado em três categorias: movimentos estabilizadores, movimentos locomotores e manipulativos ou combinações desses três.
O movimento estabilizador é qualquer movimento no qual algum grau de equilíbrio é necessário (isto é, virtualmente toda atividade motora rudimentar). Em sentido mais estreito, um movimento estabilizador é aquele não-locomotor e não-manipulativo. A categoria convenientemente inclui movimentos como girar,