FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR
Os estágios humanos de crescimento são diferenciados por idade e fases de desenvolvimento, onde seus movimentos motores são caracterizados de acordo com seu nível de aperfeiçoando. Dessa forma, podemos dividir as fases e estágios do desenvolvimento motor da criança e adolescente em seis estágios, segundo Gallahue:
Fase motora reflexa: os primeiros movimentos que o feto faz são reflexos. Os reflexos são movimentos involuntários, que formam a base para as fases do desenvolvimento motor. A partir da atividade reflexa, o bebe obtém informações sobre o ambiente em que se encontra e o que está ao seu redor. As reações do bebe ao toque, sons e alteração de pressão provocam atividades motoras involuntárias.
Fase de movimentos rudimentares: As primeiras formas de movimentos voluntários são os movimentos rudimentares, observados nos bebes até aproximadamente os 2 anos de idade. São movimentos básicos que garantem a sobrevivência da criança, movimentos como controlar a cabeça, o pescoço e a musculatura do tronco, assim como tarefas manipulativas de agarrar, soltar e alcançar. Também é característica dessa fase os movimentos locomotores como arrastar-se, gatinhar e caminhar.
Fase de movimentos fundamentais: Aparecem na primeira infância (3 a 6 anos, aproximadamente) e são consequência da fase de movimentos rudimentares do período neonatal. É um período para descobrir uma variedade de movimentos estabilizadores, locomotores e manipulativos. As crianças estão aprendendo a responder os estímulos com competência e controle motor, como atividades de manipulação (arremessar e apanhar), estabilizadoras (andar com firmeza e o equilíbrio em um pé só) e locomotoras (correr e pular).
Fase de movimentos especializados: Ocorre por volta dos 7 aos 10 anos. As habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas fundamentais são refinadas, combinadas e elaboradas para uso em situações crescentemente exigentes. Os movimentos de pular ou saltar são