Fases do desenvolvimento motor
Fases do desenvolvimento motor – estágios
São Paulo, 2012
Fase motora reflexiva
Os reflexos são base para as fases posteriores.
Estágio de reunião de informações:
* Atividade motora involuntária do período fetal até aproximadamente o 4º mês; * Os centros cerebrais inferiores são mais desenvolvidos do que o córtex motor. * Servem de meios primários pelos quais o bebê é capaz de reunir informações, buscar alimento e encontrar proteção ao longo do movimento.
Estágio de processamento de informações:
* Começa aproximadamente no 4º. Mês de vida; * O desenvolvimento dos centros cerebrais inferiores inibe muitos reflexos; * Substitui a atividade sensório-motora por habilidade motora-perceptiva, envolvendo o processamento de estímulos sensoriais com informações armazenadas e não apenas reações aos estímulos. Reflexos primitivos - agrupadores de informações / mecanismos de sobrevivência * Reflexos posturais - equipamentos de testes neuromotores para mecanismos estabilizadores, locomotores e manipulativos.
Fase de movimentos rudimentares
* É a primeira forma de movimentos voluntários, observados desde o nascimento até, aproximadamente, 2 anos de idade; * Maturação seqüencial que varia de criança para crianças e depende de fatores biológicos, ambientais e da tarefa. * Representam as formas básicas de movimento voluntário. * Movimentos estabilizadores, como por exemplo: obter controle de cabeça, pescoço e músculos do tronco. * Tarefas manipulativas: alcançar, agarrar e soltar; * Movimentos locomotores: arrastar-se, engatinhar e caminhar.
Estágio de inibição de reflexos:
Inicia-se no nascimento e conforme o desenvolvimento do córtex, os movimentos reflexos são inibidos dando lugar aos movimentos voluntários.
Apesar de objetivos, os movimentos rudimentares parecem descontrolados e grosseiros, apresentam falta de controle.
Estágio de pré-controle: