fases do desenvolvimento motor
O desenvolvimento motor é alterações nos movimentos corporais. Em todas as idades estamos sujeitos a sofrer mudança, aperfeiçoamento ou aprender um novo movimento, dependendo das situações em que somos colocados. Cada individuo tem seu modo de desenvolver seus movimentos, provocados por fatores próprios do individuo, do ambiente e da tarefa em si, isso é percebido nas alterações do processo e do produto. Com isso pode-se estudar as alterações no comportamento motor no decorrer do ciclo da vida.
Há três categorias de movimentos: movimentos estabilizadores, movimentos locomotores e movimentos manipulativos. Os movimentos estabilizadores é qualquer movimento que necessita equilíbrio em relação à força gravitacional, como puxar, empurrar e girar. Os movimentos locomotores é o movimento que tenha mudança na localização corporal, como caminhar, correr e pular. Já a categoria de movimentos manipulativos é dividido em manipulação motora rudimentar, que envolve a aplicação de força ou a recepção de força de objetos, como arremessar, prender, apanhar e chutar; e em manipulação motora refinada, que envolve o uso intrincado dos músculos da mão e do punho, como costurar, cortar e digitar. Fases do desenvolvimento motor
Fase motora reflexa
São movimentos involuntários importantes para a sobrevivência da criança e controlados subcorticalmente, que ocorrem na fase uterina a um ano de idade. É a base para as fases de desenvolvimento motor. Nessa fase o bebe tem informações sobre o ambiente.
Os reflexos primitivos são os impulsos por procura de alimento, proteção e informação.
Os reflexos posturais parecem servir como equipamentos de testes neuromotores para mecanismos estabilizadores, locomotores e manipuladores, como o reflexo de agarrar.
Estagio de codificação de informações
São atividades motoras involuntárias que ocorre no período fetal até aproximadamente quatro meses após o nascimento. Nesse periodo, os centros cerebrais