Artigo sobre Futurismo
1. Contexto Histórico
O movimento futurista iniciou-se em Janeiro de 1909, quando o italiano Filippo Tommaso Marinetti (1876-1944), publicou o seu Manifesto Futurista em panfleto e enviou para milhares de artistas e poetas. O Manifesto aparecia na primeira página do jornal francês Le Fígaro, em 20 de Fevereiro. Marinetti reivindicava o renascimento da Itália, pois acreditava que a Itália estivesse presa num Classicismo anacrônico. Este, defendia a aceitação incondicional da modernidade em todas as suas manifestações, incluindo a eletricidade, os automóveis e as máquinas. Ele percorreu a Itália em busca de músicos, dramaturgos, pintores, arquitetos e designers que apoiassem seu movimento. Pretendendo, através destas atitudes, gerar um movimento de ativismo constante, que considerava ser o veículo para o renascimento cultural da Itália. (Janson, 2010)
Foi lançado em 1910 um outro manifesto futurista, este dirigido particularmente a pintura, assinado por Umberto Boccioni (1882 - 1916), Carlo Carrá (1881 - 1966), Luigi Russolo (1885 - 1947), Giacomo Balla (1871 - 1958) e Gino Severini (1883 - 1966). Para esses artistas o que interessava era a representação do movimento em si e não de um corpo em movimento. (Proença, 2012)
Este novo estilo de arte, foi muito bem recebido, mas as demonstrações de seus adeptos causaram furor. Seu sucesso, era medido pela quantidade de insultos, que as vezem viam acompanhados de restos de comida atirados pelas multidões indignadas. (Strickland, 1999)
O futurismo literalmente desapareceu com a Primeira Guerra Mundial; seus líderes foram mortos pelos mesmos veículos de destruição que haviam glorificado, apenas alguns anos antes, em seu revolucionário manifesto. (Janson, 2009)
2. Características Gerais
Os fundadores do Futurismo, lançaram um manifesto que rejeitava violentamente o passado e exaltava a beleza das máquinas. Se defendia a aceitação incondicional da modernidade em todas as suas manifestações, incluindo a