Vanguardas artísticas européias
2. Vanguardas Européias É o conjunto de tendências que, numa determinada época, se opõem às tendências vigentes, principalmente no campo das artes. Os textos seguintes registram alguns dos princípios fundamentais dos movimentos de vanguarda europeus do início do século XX. Cronologicamente, tais manifestações artísticas surgiram em torno da 1º Guerra Mundial, compreendendo o período que a antecedeu e o período que a sucedeu - quando então o mundo já se preparava para a 2º Grande Guerra. Futurismo(1909) Cubismo(1913) Expressionismo(1910) Dadaísmo(1918)* Surrealismo(1924)
3. Principais características do período: Belle Époque; Euforia burguesa pelo advento da Era da Máquina; Culto ao progresso, à velocidade e aos confortos proporcionados pela tecnologia; Surgimento do cinematógrafo, do automóvel e das máquinas voadoras.
4. Características gerais das vanguardas: Fundação da modernidade: novas linguagens e temáticas; Enfocam a euforia e o pessimismo; Crítica às convenções burguesas; Irracionalismo; Negação do academicismo; Negação das formas fixas; Defesa da interdependência das linguagens artísticas.
5. Situação Histórica: I Grande Guerra Mundial (1914-1918); Ruína econômica dos países europeus; Declínio dos valores e falência dos ideais; Desilusão, desencanto, perplexidade; Descrédito das antigas “certezas” científicas e religiosas.
6. Contexto Intelectual: Psicanálise (o inconsciente), de Sigmund Freud; Intuicionismo (fonte do conhecimento), de Henry Bergson; “ A morte de Deus” e a filosofia de Friedrich Nietzsche ganham espaço; A arte acompanha o colapso do mundo burguês e reflete a tensão do momento.
7. Futurismo O futurismo é um movimento artístico e literário , que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista , pelo poeta italiano Filippo Marinetti , no jornal francês Le