As Vanguardas Artísticas Européias
INTRODUÇÂO
As Vanguardas Artísticas Europeias foram um conjunto de movimentos que surgiram como um reflexo sobre a inquietação e contradições do período, caracterizada pela ruptura do passado com o intuito de chocar a opinião pública, pregando ideias radicalmente novas. As manifestações artísticas ocorridas foram: Futurismo, Cubismo, Dadaísmo e Surrealismo. A Semana de Arte Moderna insere-se nas agitações internas dos anos 20, uma década marcada por sensíveis alterações políticas, sociais e econômicas no país. Destaca-se: a fundação do Partido Comunista e a sublevação do Forte de Copacabana, em 1922; a Revolução de 1924, ocorrida em São Paulo; a crise econômica de 1929; e finalmente, a chegada ao poder de Getúlio Vargas, em 1930.
As Vanguardas Artísticas Europeias
As vanguardas artísticas europeias, foram um conjunto de movimentos que surgiram como um reflexo sobre a inquietação e contradições do período, caracterizada pela ruptura do passado com o intuito de chocar a opinião pública, pregando ideias radicalmente novas.
O sentido literal da palavra vanguarda (que vem do francês Avant Garde, "guarda avante") faz referência ao batalhão militar que precede as tropas em ataque durante uma batalha. Deduzindo-se que vanguarda é aquilo que "está à frente". A partir desta dedução surge a definição adotada por uma série de movimentos artísticos e políticos do fim do século XIX e início do século XX, pela crise do capitalismo e o nascimento da democracia de massas. Os movimentos europeus de vanguarda eram aqueles que, segundo seus próprios autores, guiavam a cultura de seus tempos,