trabalho psicologia
ALUNO
RA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO:
Conteúdo
INTRODUÇÃO
Apresentamos a pesquisa teórica que tem por objetivo concretizar as teorias vistas em sala aula, (através de entrevista) a respeito das características comportamentais de grupos específicos de pessoas, dependendo da faixa etária em que se encontram.
RESUMO
Em suma, a entrevista feita com três pessoas da mesma idade nos possibilita avaliar os entrevistados e os respectivos comportamentos e características de ordem cognitiva e psicológica. A partir das teorias estudadas no decorrer do bimestre, é possível identificar (e comprovar) aquilo que é próprio de cada fase da vida das pessoas.
FASE INICIAL DA ADOLESCÊNCIA (DOS 10 AOS 14 ANOS DE IDADE)
O crescimento acelerado é uma característica importante da puberdade. É mais pronunciado nas extremidades em relação ao tronco, e com isso os acidentes desastrados com as mãos são frequentes até adaptação das novas proporções físicas. Na fase conhecida como estirão da puberdade, as meninas crescem 8 a 10 cm ao ano e os meninos, 9 a 12 cm. Como a puberdade feminina costuma iniciar antes da masculina, dos 10 aos 14 anos as meninas tendem a ser mais altas do que os meninos da mesma idade. A desaceleração do crescimento nas meninas ocorre após a menstruação, quando crescem em média 7 cm até a estatura final.
Em meninas, o primeiro sinal visível de puberdade é o aparecimento de brotos mamários, entre 8 e 13 anos. A menstruação começa tipicamente 2 a 2,5 anos depois (faixa normal, 9 a 16 anos), próximo ao pico de velocidade da estatura. Alterações menos óbvias incluem o aumento dos ovários, útero, lábios e clitóris
Em meninos, o aumento dos testículos começa aos 9,5 anos. O crescimento máximo ocorre quando os volumes testiculares atingem cerca de 9-10 cm3 . Ocorre algum grau de