vanguardas artisticas europeias
Mas a sociedade é dinâmica, a História está sempre em movimento, e este movimento é Dialético: esta oposição entre Capital e Trabalho, a luta entre estas duas classes antagônicas resultaria na superação para uma nova sociedade, onde não não haveria mais propriedade privada destes meios de produção, que seria coletiva, e portanto estariam extintas também as classes sociais.
Para ilustrar a Dialética: dada uma Tese, esta produzirá o seu contrário, uma Antítese, e o confronto entre Tese e Antítese vai resultar, num estágio mais avançado, uma Síntese. Esta Síntese se constitui numa nova Tese, e assim dando continuidade ao movimento.
Por exemplo: tomamos o minério de ferro bruto (Tese) que levado a um alto forno será diluído (Antítese) para depois ser colocado em fôrmas que o transformarão em trilhos de trem que servirão na construção de extensas ferrovias (Síntese). Ou seja, a Síntese Dialética sempre significará um estágio superior do processo em curso.
A grosso modo, colocando da forma mais simplificada possível, como vc pediu, seria isso.
Há um livrinho de bolso, da Coleção Primeiros Passos, da Editora Brasiliense, já fora de catálogo mas fácil de encontrar em sebos e bibliotecas, cujo autor eu não lembro, que poderá ajudá-lo a ter uma noção básica do conceito de Materialismo Dialético: "O Que É Materialismo Dialético".
Boa Sorte.
6 anos atrás