Vanguardas Artísticas Europeias
Vanguardas artísticas européias
Introdução
Costuma-se chamar de Vanguarda Européia o conjunto de movimentos artísticos, não só na literatura, mas também na pintura e escultura, que apresentavam no início do século XX o comum desejo de renovação, de rompimento com as estéticas tradicionais.
É o conjunto de tendências que, numa determinada época, se opõe às tendências culturais, principalmente no campo das artes. Cronologicamente, tais manutenções artísticas surgiram em torno da 1º Guerra Mundial, compreendendo o período que a antecedeu e o período que a sucedeu - quando então o mundo já se preparava para a 2º Guerra Mundial.
A chamada Arte Moderna, surgida no início do século XX, reflete a inquietação e as contradições do período. As primeiras manifestações artísticas do século XX caracterizam-se pela ruptura com o passado e pelo intuito de chocar a opinião pública, pregando idéias radicalmente novas. Os movimentos de vanguarda européia influenciaram de forma incontestável no surgimento do Modernismo brasileiro.
Os principais movimentos artísticos que marcaram a vanguarda européia foram: Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo e Surrealismo.
Algumas Obras
Futurismo
O futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro.
Contexto histórico
O início do século XX caracteriza-se como um período marcado por grandes e rápidas transformações tecnológicas. Literalmente rápidas.Essa é era da eletricidade, do automóvel, do avião, ou seja, é o momento da velocidade, provocada pelo aperfeiçoamento das máquinas e pela crescente industrialização.
Características na Literatura
O principal representante do Futurismo foi o escritor italiano Marinetti. Os futuristas pregavam especialmente a destruição do passado; nesse sentido, glorificavam o