Projeto de Produto
O futurismo teve origem no início do século XX, antes da Primeira Guerra Mundial. Ele se desenvolveu na Europa, sobretudo na Itália, com os trabalhos de Felippo Marinetti(1876-1944).
Felippo Marinetti foi um italiano nascido na cidade de Alexandria, suas primeiras obras foram poemas escritos para revistas literárias, e depois para sua própria revista -Poesia. Ele publicou no jornal Le Figaro(1909) de Paris um grande e famoso manifesto - um dos primeiros da arte moderna - onde mostrou sua oposição às fórmulas tradicionais e acadêmicas, expondo a necessidade de abandonar as velhas fórmulas e criar uma arte livre e anárquica, capaz de expressar o dinamismo e a energia da moderna sociedade industrial.
Este não foi o único movimento italiano sobre o assunto, tendo sido no entanto o mais radical de todos, por pregar ruidosamente a antitradição.
O futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereirode 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.
No primeiro manifesto futurista de 1909, o slogan era Les mots en liberté ("Liberdade para as palavras") e levava em consideração o design tipográfico da época, especialmente em jornaise na propaganda. Eles abandonavam toda distinção entre arte e design e abraçavam apropaganda como forma de comunicação. Foi um momento de exploração do lúdico, da linguagem vernácula, da quebra de hierarquia na tipografia tradicional, com uma predileção pelo uso de onomatopéias. Essas explorações tiveram grande repercussão no dadaísmo,