Resumo avaliação de desempenho
Avaliação de desempenho
As organizações têm seus cargos e funções desenhados de forma a estabelecer os papeis e atribuições de cada um dos seus ocupantes. O desempenho esperado nem sempre é igual ao realizado pelos funcionários. Para poder identificar a realização ou não do desejado, existem ferramentas de avaliação do desempenho. Os resultados encontrados, servem de embasamento para averiguar se o objetivo da empresa está aquém do que deveria e seus motivos.
Como toda organização tem seus objetivos, os gestores devem acompanhar seu alcance, mensurar quanto foi realizado ou não, e descobrir os motivos que levaram ao fracasso. Segundo GIL (2001);
"Conhecer a extensão dessa discrepância em relação a cada um dos empregados é muito importante para identificar problemas de integração dos empregados, de supervisão, de motivação, de subaproveitaremos do potencial etc."
É importante manter um sistema de mesurarão do desempenho, pois quanto mais conhecida e mensurável for uma variável, mais fácil será administra-la. Mesmo que os resultados estejam sendo alcançados, é importante mensurar o desempenho para poder identificar falhas futuras que possam vir a gerar queda na produtividade.
Além de facilitar a gestão, possibilita o desenvolvimento das pessoas, ao passo que identifica empregados com qualificação superior ou inferior à exigida para o cargo que ocupam, identifica a contribuição de cada empregado, fornece informações sobre a necessidade de ações que corrijam desempenhos insatisfatórios e aponta novos talentos. Além de ser, de acordo com MARRAS (2000) "... um instrumento extremamente valioso e importante na administração de RH, na medida que reporta o resultado de um investimento realizado numa trajetória profissional..." (grifo meu).
Essa avaliação deve seguir princípios científicos para ter uma abordagem mais racional, livre das distorções provocadas por avaliações baseadas no senso comum.
A avaliação pode ocorre de diversas