Resumo Avaliação de desempenho chiavenato cap.8
Livro: "Gestão de Pessoas" (IDALBERTO CHIAVENATO)
CAPITULO 8: AVALIAÇÃO DO DESENPENHO
Organizações sempre se defrontam com a necessidade de avaliar os mais diferentes desempenhos dentre eles o principal que é o desempenho humano. Na avaliação do desempenho são medidos: resultados; desempenho; competência e fatores críticos de sucesso.
Avaliação do desempenho em épocas passadas se resumia em esquemas burocráticos e rotineiros, nos tempos de hoje este sistema burocrático da lugar a inovação e para necessidade de agregar valor a organização. Ela pode ter foco no cargo que a pessoa ocupa ou as competências que esta oferece a organização.
Avaliação do desempenho é um processo dinâmico que envolve o avaliado e seu gerente e seus relacionamentos e representa uma técnica de direção imprescindível na atividade administrava de hoje. Seu principal objetivo é auxiliar na resolução de problemas de desempenho e melhorar a qualidade trabalho e de vida dentro das organizações.
Seis questões são fundamentais na avaliação do desempenho, são elas: Por que avaliar o desempenho?; Qual o desempenho que deve ser avaliado? Como avaliar o desempenho? Quem deve fazer a avaliação do desempenho? Quando avaliar o desempenho? e como comunicar a avaliação do desempenho?
O livro diz por que é necessário avaliar o desempenho humano dentro das organizações e nos da algumas respostas, dentre elas: Recompensas; Retroação; desenvolvimento; Relacionamento; percepção; Potencial de desenvolvimento e aconselhamento.
Existem variadas formas de avaliar o desempenho a mais utilizada é a que o gerente como responsável por seus subordinados o faz com o auxílio da área de RH que estabelece os meios e critérios para que a avaliação possa acontecer; Há também a avaliação que envolve o individuo e gerente que promove a aproximação entre as partes; A equipe de trabalho onde os mesmos avalia o desempenho da equipe; A avaliação 360¤ que é feita de modo circular; Avaliação para