O mundo dos jornalistas
INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
HABILITAÇÃO EM JORNALISMO
RESUMO DO MATERIAL: “O MUNDO DOS JORNALISTAS”
ALUNO: GUILHERME A. MENICUCCI GANDRA
PROFESSOR: ANTONIO CARLOS DA HORA
1° PERÍODO
Os Habitantes das Redações
Ainda que os jornalistas sejam vistos de várias formas pela sociedade, o tempo e a notícia continuam sendo elementos essenciais desse ofício moderno que atrai tantas pessoas ao redor do mundo. Ao definirmos a atuação do jornalista conforme está acima descrita, podemos dizer o quanto a atuação dos profissionais de jornalismo é relevante e importante na história, no presente e no futuro da compreensão, modo de ver e entendimento das pessoas sobre as ações da humanidade.
O Jornal como Empresa
Grandes jornais são como verdadeiras empresas, organizados de forma a ter máximo rendimento possível, com pessoas atuando em diversas áreas. Esses jornais localizam-se geralmente nas áreas centrais de suas cidades sedes, por haver ali uma maior facilidade de contatos, serviços e deslocamento.
Nos vários andares que um grande jornal ocupa de um prédio, os setores ocupam espaços diferentes. Assim, a direção ocupa um andar, a direção financeira, outro, e assim por diante.
Na sustentação de um jornal são os pontos básicos: redação, circulação e publicidade, sem os quais (ou mesmo sem apenas um deles) ele não sobrevive. A imprensa é comumente citada como o “quarto poder”, devido a sua capacidade de influenciar a opinião pública.
Jornais de grande porte possuem correspondentes espalhados pelo mundo, nos locais mais estratégicos, e pelas principais cidades de seu país sede.Funcionários têm horários específicos de trabalho, e matéria segue várias etapas até chegar ao produto final.
A Redação
É aqui caracterizado como sendo o centro do jornal. Circulam, além de repórteres, redatores e editores, vários funcionários de todos os tipos, como secretárias, contínuos,